Mudar as formas de viver e transformar velhos hábitos nem sempre é uma tarefa fácil. Mas quando as mudanças são feitas de forma coletiva é mais divertido e colaborativo. Para isso, colocamos a mão na massa (ou nesse caso, na terra!) organizando mutirões para juntar pessoas e promover benfeitorias pela cidade.

Saiba mais sobre onde já atuamos:

MUTIRÃO NA ESCOLA MUNICIPAL
CAMILO CASTELO BRANCO

Nos reunimos junto com a comunidade escolar e local para realizar um mutirão na Escola Camilo Castelo Branco, reunindo mais de 50 professores, estudantes e voluntários para cuidar dos jardins, plantar uma horta, pintar a quadra poliesportiva e grafitar o portão de entrada em um dia mão na massa acompanhado de oficinas, encontros, música e livros.


Além do efeito prático das benfeitorias e sentimento de alegria dos participantes, houve impacto de mais longo prazo das intervenções no bem-estar e auto estima de alunos e professores, amenizando os desafios do dia-a-dia de uma escola pública.

MUTIRÃO DE LIMPEZA
NO CORCOVADO

Com o objetivo de chamar atenção para a degradação ambiental causada por pequenos descuidos, realizamos durante o 2o Festival LivMundi um Mutirão de Limpeza na encosta do Corcovado, em parceria com o Parque Nacional da Tijuca, a Amigos do Parque e a Lenha Filmes, contando com a ajuda de montanhistas parceiros do Parque. Os resíduos coletados foram expostos no Festival para conscientização dos participantes.

Oficinas são formas de remexer os pensamentos e criar movimentos práticos para identificar questões em comum e gerar ações no território que beneficiem quem dele faz parte. Para atuar nos mais diferentes territórios, criamos experiências transgressoras a partir das vivências dos facilitadores e modelos globais, sempre traduzidos para as realidades locais.

Conheça as oficinas que já realizamos:

OFICINA DONUT

A Economia Donut propõe construir um espaço justo e seguro para a sociedade, respeitando os limites do planeta. Através de dinâmicas participativas, a oficina revela desafios comuns, novas formas de pensar e atuar em questões do território. Assim, cocriamos e priorizamos ações que contribuam para “viver no Donut” a partir das potências das comunidades.


Realizada na Arena Dicró em parceria com o Observatório de Favelas e o Coletivo Arte Transformadora, a oficina teve duração de 5 hs e contou com 27 participantes.


A ação priorizada -“ampliação de hortas comunitárias da Penha” – para construir relações mais saudáveis entre as comunidades, suas áreas verdes e a cidade, além de promover soberania alimentar, melhorar saúde, gerar conteúdos educativos, gerar renda e ocupar espaços degradados.

A Cápsula do Tempo é uma iniciativa artística, que convidou jovens de todo o Brasil a escrever uma carta para si mesmos no futuro e a contar, em palavras e imagens, como desejam se lembrar do período de lockdown durante a pandemia da COVID-19.

A Cápsula do Tempo tornou-se um inventário de memórias individuais e coletivas do que vivemos, e da direção para onde caminhar após a pandemia. A iniciativa conectou o presente e o futuro, já que as cartas foram reencaminhadas para seus donos um ano depois, lembrando o que foi sentido, percebido, e o que foi criado durante as (im)possibilidades daquele momento.

VEJA AQUI ALGUMAS CARTAS DA NOSSA CÁPSULA DO TEMPO

MIKAELLE

Oi Mikaelle do futuro espero que você esteja bem e viva. Espero que daqui há um ano você e seus amigos ativistas continuem lutando para adiar o fim do mundo, espero que você não tenha tido tantas traumas emocionais, os que você já tem são suficientes e te tornaram uma mulher forte, espero que você meu eu do futuro esteja estudando bastante para conseguir uma vaga na faculdade, espero que não chore tanto quando algo der errado, espero que você e seus amigos tenham encontrado meios jurídicos de cobrar dos seus governantes medidas cabíveis contra as mudanças climáticas, espero que você consiga um estágio e que esteja bem. Bom Mikaelle do futuro hoje é 13 de dezembro de 2020 daqui a um ano sua vida vai ter mudado bastante sorria quando ler essa carta, você merece.

ALINE

Oi Aline do futuro!
Tudo bem por aí? Espero que sim.
Esse ano foi meio maluco, né. Todos os planos foram feitos para serem executados esse ano e colher os objetivos a longo prazo, mas foi tudo uma loucura e tudo mudou. Houveram muitos momentos de desespero, sensação de impotência, de estar presa, de que nada iria mudar… Isso porque o ano começou com as férias e auto-estima lá em cima né. Aconteceu de tudo, a viagem pro RJ, ficar presa no aeroporto, sair do trabalho, entrar em outros dois empregos – e sair deles – e agora essa nova jornada né, um emprego diferente, terminando a pós, já com outros planos… É difícil agora saber o que vai acontecer e o que vai dar certo ou não. Mas espero que o próximo ano venha com muita renovação. Apesar de tudo isso nesse ano houveram muitas reflexões e acho que o que mais levo é o auto-conhecimento. Ainda tem um caminho longo a trilhar, voltar pra terapia, rs. Mas sei lá, acho que é isso. Não criar expectativas muito irreais e acreditar em mim. Vai dar tudo certo. A gente chora, cai, mas se recupera e se reconstrói. Não é tarde demais, corre atrás do que você quer e confia. Paciência, esperança e muitas coisas boas. Não esquece de cuidar de você. Bebe água. Vai dar tudo certo. <3

KAILLANE

E quem diria que a garota que gostava de estudar sobre pandemias, estaria vivendo em uma?
Oiie meu eu do futuro, tudo bem? Eu não sei se você se lembra direito como estava por aqui, mas posso te afirmar que as pessoas são bem desnaturadas, parece que querem morrer e levar a maior quantidade de pessoas com elas, fato este comprovado pela quantidade de pessoas nas ruas sem máscara. Que seja, você sabe como é… Mudando de assunto, você decidiu aprender libras pois algo te diz que vai ser necessário e seguindo sua intuição, fui procurar alguns cursos. Espero que você saiba o básico até ai! E se você não estiver estudando como uma condenada para o Enem, eu vou passar uma vergonha agora que você irá lembrar aí no futuro KKKKKK.
Talvez você esteja animada, mas saiba que já passamos por coisas pioreeees, força aí que eu acredito em tu.

HANNA

Eu tinha feito planos pro ano todo. Achei que sabia cada passo que ia dar e de repente, de um dia pro outro, eu voltei pra cidade dos meus pais, pra ir numa festa da minha prima e pronto: não voltei mais pra São Paulo – só quatro meses depois, pra buscar minha mudança, doar alguns móveis e sair do apartamento que vivi muitas coisas. Assim do nada. Logo depois disso, eu fui morar por cinco meses em Santa Catarina e de novo: assim do nada. Confesso que jamais imaginei tamanhas reviravoltas. Mudei de casa quatro vezes em um ano e morei em três cidades diferentes. Como a vida realmente é imprevisível, não é? Antes desta pandemia eu fazia planos à longo prazo e sempre ficava muito ansiosa com eles. Hoje, eu vejo o como é impossível controlar tudo e o que nos resta é ter fé de que vai dar certo, enquanto fazemos o nosso melhor. Apenas. Eu achei que ficando em casa, nada iria acontecer. Mas, aconteceu tudo. Até gente nova eu conheci. Pude realizar meu TCC de forma mais tranquila também do que estando em São Paulo, naquela loucura de cidade. Comecei um curso novo maravilhoso. E todas essas mudanças me fizeram inclusive enxergar o como tão nova eu já deixava minha saúde de lado em prol de outras áreas da minha vida. O que eu mais queria deixar de recado pra mim mesma do futuro, são, portanto, duas coisas: 1) você não controla nada, apenas tenha fé de que fazendo o seu melhor, você vai estar (e ir) no lugar certo na hora certa; e 2) coloque sempre sua saúde em primeiro lugar, ela é o básico da sua existência e isso se chama amor próprio também. Espero que a eu do futuro inclusive, viva mais para agradar a ela mesma, do que aos outros. Viva mais por ela, faça mais por ela e seja mais por ela.

JULIANA

Oi Ju, escrevendo essa carta para você para dizer o quanto estou orgulhosa do quanto você se transformou no ano de 2021. Para muitos foi um ano sem sentido e pouco produtivo, mas para você foi uma ano de autoconhecimento, jornada pessoal, imersão no seu ser e na pessoa que você realmente é e quer ser. Foi um ano de aprendizados, desafios, mudanças e muito enriquecedor em relação a descoberta de novos talentos e colocá-los em prática. Como o yoga, a meditação, a culinária e muito mais. Você se auto questionou em diversos momentos e buscou ser uma pessoa melhor a cada dia. Regou o amor em família, cozinhou muito e mais, criou receitas, treinou muito, conheceu pessoas incríveis e finalmente achou a sua tribo, encontrou um refúgio e nunca deixou de acreditar e correr atrás dos seus sonhos até que eles se realizassem. Para você não existem barreiras, basta você mentalizar, visualizar e fazer acontecer, e pode ter certeza que eles sempre vão Ju. Estou cada dia mais orgulhosa da mulher que você está se tornando e da sua força interna de persistir e nunca desistir dos seus princípios e valores. Te amo infinitamente e estou doida para final de saber aonde está nesse exato momento e como está sua vida sei que sempre será de luz.

KELEN

Então vamos lá…
Nem sei como começar a escrever essa carta, 2020 foi um ano tão difícil pra tanta gente, tanto que me atrevo a dizer que foi o mais difícil da sua vida inteira.
Apesar estar grata por continuar viva mesmo atravessando essa pandemia do corona vírus, sei que se sente imensamente triste por ter perdido o seu emprego e se sente deprimida mas foi em 2020 que você conseguiu perder 15kgs, se formou na faculdade depois de tanto te dizerem que não seria capaz e está cursando uma pós graduação em gestão de pessoas. Olha aonde essa menina chegou!!
Acho que você jamais acreditou que chegaria tão longe, sendo mãe solteira de uma criança com necessidades especiais, tendo que parar de estudar aos 17 anos quando ele nasceu. Hoje aos 28, você é um exemplo de pessoa, Inteligente, educada, dedicada, e batalhadora. Você é alguém que apesar das dificuldades nunca deixou faltar nada para o Seu filho.
Será que você já chegou no peso que deseja?
Que conseguiu o seu tão sonhado primeiro emprego na área de recursos humanos?
E aquele tão sonhado concurso público?
Acredite no seu potencial, não deixe de insistir naquilo que deseja.
VOCÊ PODE!
VOCÊ VAI CONSEGUIR CHEGAR CADA VEZ MAIS LONGE!
Obrigada por ser exemplo de força e determinação.
Não tenha medo da vida!
eu te amo muito!
Com amor,
Você.

ERIKA

há um ano atrás eu estava recebendo a notícia de que meu intercâmbio – praticamente o único plano que era certo na minha vida, a única coisa que eu não tinha dúvidas que queria – tinha acabado, e meus planos para 2020 tinham ido por água abaixo. naquele dia seria impossível prever que seria um dos melhores anos da minha vida 🙂 começando com um mergulho pra dentro, terapia e muita autorreflexão, e depois traduzindo isso para fora, para o outro – para um outro, muito especial. enfrentei tantos medos e conheci tantos outros. há muito tempo (nem lembro quando sinceramente) não tinha essa sensação tão boa de que eu tava aberta pra vida, e que eu tava sim vivendo melhorando no meu ritmo, com respeito aos meus próprios sentimentos e vivências. acho que 2020 foi o ano mais corajoso da minha vida, e não quero esquecer as sensações boas que isso me trouxe tão cedo. let’s keep on growing 🙂

MATHEUS

2020, foi um ano conturbado no cenário global e também pessoal, a pandemia do coronavirus me impediu de viver muitos momentos, com família, amigos, profissionalmente, academicamente, foi um grande desastre, porém, me permitiu aumentar a minha bolha, ter contato com novas pessoas que se tornaram amigos através da internet, ampliei minha visão de mundo, conheci ainda mais sobre a comunidade LGBT, me entreguei por completo ao meu projeto de pesquisa sobre Refugiados, me re-descobri, passei por transformações pessoais tremendas, pude deixar de lado a minha aficção e grande parte do dogma religioso que me impedia de seguir e fazer tantas coisas, aprendi a tocar um instrumento que sempre foi meu sonho aprender o piano, pude conhecer uma nova versão do Matheus, mais autêntico, mais verdadeiro, mais ele em sua essência, pra 2021 eu espero que todas essas transformações continuem ocorrendo, espero estar mais sensível às questões políticas e sociais, que eu possa me engajar ainda mais nessas causas, que eu conheça mais o movimento LGBT, que eu esteja mais aberto a viver em um mundo de verdade e não de mentira, que eu use cada vez menos o celular e as redes sociais que me fazer perder muito tempo, que eu aprenda inglês de fato e possa começar o meu processo de estudar em Harvard, possa iniciar o meu projeto social com os Refugiados e as crianças das escolas públicas, que eu esteja ainda mais perto da minha família, que eu seja menos grosso, ignorante e muito mais sensível, amoroso e delicado, que eu cresça como pessoa em todos os âmbitos de minha vida, no pessoal criando maturidade afetiva e emocional, profissionalmente sendo reconhecido pelo meu trabalho, academicamente estudando e escrevendo cada vez mais sobre temas que sou apaixonado, que não me falte saúde, que Deus me abençoe com muita saúde em 2021 e que se eu estiver preparado possa iniciar um relacionamento amoroso, que eu tenha cabeça e maturidade de juntar dinheiro para o mestrado, que eu seja em 2021 o Matheus que eu sempre sonhei em ser, que eu torne realidade esta pessoa.

Que presente eu deixo no presente? Como fazer coexistir Brasis para existirmos de forma próspera? Essas são algumas ideias que juventudes de todas as partes do Brasil trazem para o LivMundi Cast: a série de podcast e videocast do LivMundi.


Em 6 episódios, mergulhamos em assuntos como alimentação decolonial, educação transgressora, justiça climática e outras pautas socioambientais.


O LivMundi Cast é um oferecimento do Consulado dos Países Baixos, gravado durante o Festival LivMundi.

CONFIRA O NOSSO PODCAST / VIDEOCAST

INSCREVA-SE AQUI
E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

    Desenvolvido por Outlab.