SOBRE O INSTITUTO LIVMUNDI
Desde 2016 o LivMundi democratiza a pauta socioambiental em uma linguagem simples e acessível, despertando a urgência e consciência necessárias para mudanças de comportamento individuais e coletivas. Apresentamos caminhos para a reconexão do ser humano com a natureza a partir de iniciativas de educação, como jornadas de aprendizagem, festivais, mutirões e oficinas. Com o objetivo de engajar mais pessoas no despertar da consciência socioambiental, lançamos em 2022 o Instituto LivMundi.
O Instituto LivMundi é uma forma de expandir nosso trabalho com foco na educação para a transformação socioambiental. Queremos despertar a melhor versão de cada pessoa a partir de processos de aprendizagem não formais, abordando de forma propositiva como nossas escolhas afetam a nossa vida e o futuro das próximas gerações.
Nosso foco está em ampliar movimentos de transformação, transgredindo os modos de ser que se mostram inadequados por separarem o ser humano da natureza. Todas as nossas iniciativas têm como intuito colaborar com o despertar da conscientização socioambiental frente aos desafios dessa década, considerada a mais importante para a sobrevivência saudável dos sistemas vivos da Terra, humanos e não-humanos.
CONTEXTO DE EDUCAÇÃO
Aprendemos a viver em um mundo que não existe mais.
Despertar a consciência socioambiental não é uma tarefa simples, porque somos muito acostumados a seguir padrões de comportamento moldados ao longo da vida, com hábitos e crenças que, em grande parte, nos desconectam da natureza.
Por isso, processos de aprendizagem transformadores são fundamentais para que outros modos de viver possam emergir. Acreditamos que qualquer mudança social precisa estar conectada a profundas modificações nos sistemas educacionais, principalmente nos modos de ensinar e aprender.
Com esse contexto, oferecemos diferentes iniciativas criadas especialmente para mulheres e jovens, além de educadores, a partir de cinco pilares fundamentais: abordagem sistêmica, territórios de pertencimento, cultura participativa, tecnologias e rede, com o objetivo de reconectar o ser humano com a natureza.