SOBRE O INSTITUTO LIVMUNDI

Desde 2016 o LivMundi democratiza a pauta socioambiental em uma linguagem simples e acessível, despertando a urgência e consciência necessárias para mudanças de comportamento individuais e coletivas. Apresentamos caminhos para a reconexão do ser humano com a natureza a partir de iniciativas de educação, como jornadas de aprendizagem, festivais, mutirões e oficinas. Com o objetivo de engajar mais pessoas no despertar da consciência socioambiental, lançamos em 2022 o Instituto LivMundi.

O Instituto LivMundi é uma forma de expandir nosso trabalho com foco na educação para a transformação socioambiental. Queremos despertar a melhor versão de cada pessoa a partir de processos de aprendizagem não formais, abordando de forma propositiva como nossas escolhas afetam a nossa vida e o futuro das próximas gerações.

Nosso foco está em ampliar movimentos de transformação, transgredindo os modos de ser que se mostram inadequados por separarem o ser humano da natureza. Todas as nossas iniciativas têm como intuito colaborar com o despertar da conscientização socioambiental frente aos desafios dessa década, considerada a mais importante para a sobrevivência saudável dos sistemas vivos da Terra, humanos e não-humanos.

CONTEXTO DE EDUCAÇÃO

Aprendemos a viver em um mundo que não existe mais.

Despertar a consciência socioambiental não é uma tarefa simples, porque somos muito acostumados a seguir padrões de comportamento moldados ao longo da vida, com hábitos e crenças que, em grande parte, nos desconectam da natureza.

Por isso, processos de aprendizagem transformadores são fundamentais para que outros modos de viver possam emergir. Acreditamos que qualquer mudança social precisa estar conectada a profundas modificações nos sistemas educacionais, principalmente nos modos de ensinar e aprender.

Com esse contexto, oferecemos diferentes iniciativas criadas especialmente para mulheres e jovens, além de educadores, a partir de cinco pilares fundamentais: abordagem sistêmica, territórios de pertencimento, cultura participativa, tecnologias e rede, com o objetivo de reconectar o ser humano com a natureza.

Quem Somos

Luciane Coutinho

Fundadora | estratégia

Mestre em Liderança Criativa pela Berlin School of Creative Leadership, Marketing pela PUC-Rio e Design para Sustentabilidade no Gaia Education. Pesquisadora de movimentos socioambientais jovens, foi indicada para o Gender Just Climate Solution Award 2018, da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC). Ecologista, idealiza em 2015 o LivMundi.

Ana Lavaquial

Co-fundadora | gestão

Engenheira e mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE-UFRJ, e em Administração e Liderança Criativa pela Berlin School of Creative Leadership. Entusiasta de atuação em Redes e Inovação, com foco em modelos de negócio colaborativos e também é co-fundadora do grupo Donut Brasil.

Letícia Tourinho

Co-fundadora | operação

Formada em Design na PUC Rio com especialização em Marketing pela COPPEAD e Brand Experience pela ESPM, integra o LivMundi desde sua idealização atuando na produção e operação.

Colaboradores

Isabela Souza

Luis Igreja

LUISA MULLER

Marcello Motta

MARIA CLARA PARENTE

Patricia Viana de Carvalho

Paula Gribel

Paula Lima

Conselho Fiscal

Conselho Consultivo

Voluntários

ADRIANA NASCENTES

ALEX SILVERIO

AMANDA CORSINI

ANA PAULA DAN

ANATACHA LOCHI

ANGEL CARD

CAMILA BAFFA

CHIMENI LOCHI

CLARIANA BORGES

DANIELLE FRANCO

EDNA FERNANDES

ELISANGELA FREITAS

EMERSON BACHA

EUGENIO PIMENTA

GABRIEL TROMPOWSKY

GLORIA MAYWORM

HASSAN CAPELLANI

JO PEREIRA

JOANA ANGÉLICA

KARLA PRADO

LETÍCIA FALCÃO

LETICIA LAET

MANUELA SCOURIS

MARIA CONSUELO DOS SANTOS

SABRINA ZAREMBA

SIMONE VILAR

SONIA RINALDUZZI

Quero ser voluntário

    Nossa Rede

    Quem nos Apoia

    INSCREVA-SE AQUI
    E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

      Desenvolvido por Outlab.